quarta-feira, 8 de abril de 2009

Identidade Negra x Identidade de Gênero feminino

Por Dalila Pereira de Sousa
Ao confontar os dois temas em questão podemos encontrar vários pontos de convergência tratando-se da questão social, da luta incessante dos indivíduos em busca de uma colocação e aceitação como parte de uma determinada organização dentro da sociedade.
Vamos relacionar e discutir os seguintes trabalhos: A tese de doutorado da Dr. Nilma Lino Gomes que tem como título: Cabelo,Corpo como ícones de construção da Beleza e da identidade negra nos Salões Étnicos de Belo horizonte e o trabalho da Mestre em psicologia Betânia Gonçalves em sua dissertação que tem como título: Transformações da identidade de Gênero entre Mulheres, no século xx em Minas Gerais. Os métodos utilizados nos dois trabalhos foram muito parecidos como, por exemplo, a utilização de entrevistas semi-estruturadas para os estudos de casos e a existência de um diário de campo com as anotações eventuais. A escolha dos indivíduos nas duas pesquisas levou em conta certas condições como a estrutura sócio- econômica, escolaridade e posturas perante a sociedade. A trajetória dos indivíduos foi acompanhada bem de perto, buscando o conhecimento da história de vida de cada um com suas particularidades, seus conflitos, angústias e experiências.
Um dos principais objetivos da tese da Dr.Nilma é mostrar como o negro constrói sua identidade a partir da visão do outro, da sociedade. Vem demonstrar como a sociedade da significado negativo ao cabelo crespo e a cor negra. Os processos de reissignificação que o negro precisa passar para se aceitar não como um sujeito inferior, mas como um indivíduo com uma beleza e com valores diferentes dos padrões brancos europeus, tomados como base pela sociedade brasileira. Mostra todos os traumas e pressões que os negros sejam homens ou mulheres sofrem deste a infância e como os valores, erroneamente são passados de geração em geração.
O estudo de casos nos revela os dramas vividos por crianças quando a mãe negra, não aceita a aparência da própria filha tentando modificar a estética e a textura do cabelo para que a mesma fosse aceita pela comunidade e não sofresse discriminações por parte dos coleguinhas de escola. Sensações de rejeição e de inferioridade que são levados para a vida toda. Mostrando como a influência familiar é importante, como ela introjeta no sujeito valores de comportamento e de posicionamento na sociedade. Moldando o indivíduo para ocupar um determinado lugar social de acordo com sua raça ou melhor de acordo com que a sua aparência lhe permitir. Além dos conflitos de rejeição e aceitação do próprio corpo e cabelo não podemos atribuir para essas mulheres e homens uma culpa pela atual situação. Porque não foi uma construção criada por estes sujeitos um dos problemas é justamente não ter um referencial positivo sobre o padrão estético na sua infância e no seu círculo familiar e o resultado destas condições, é uma baixa auto-estima. Em quanto negros a única alternativa aparente parece ser passar por um “embranquecimento” isto é negar sua beleza enquanto negro e procurar se enquadrar nos padrões de beleza dos brancos que são os modelos aderidos pela sociedade, tidos como politicamente corretos e bonitos.
A tese transformações da identidade de gênero entre mulheres vêm mostrar como os valores são passados e modificados de geração em geração e como estes valores sofrem mudanças influenciadas muitas vezes pelo contexto sócio-histórico-cultural. A pesquisa se desenvolveu na tentativa de compreender as continuidades e descontinuidades na construção da identidade de mulheres dentro de 3 (três) gerações de uma mesma família. Mostra como essas mulheres reagiram diante do olhar da sociedade que sempre vem a nortear nossos passos, fazendo com que nossas ações sejam enquadradas em uma postura esperada pela sociedade. Na pesquisa a autora Betânia relata as principais mudanças que ocorreram também de acordo com as condições sócio econômicas e o nível de escolaridade mais elevado. Na classe de mulheres de baixa escolaridade e de poder aquisitivo baixo quase não se observam mudanças, a mobilidade social é muito pequena ocorre em casos isolados. É importante observar nesta dissertação também como o processo de emancipação das mulheres veio se desenvolvendo ao longo das gerações, como cada uma das gerações se vê perante a sociedade e o modo que presta contas com esta.
Concluindo, nos dois trabalhos a sociedade o papel social que o sujeito ocupa, pode vir a fazer a diferença, tanto positivamente como negativamente. Mostra que o individuo deve ser visto não apenas como um sujeito isolado no mundo, mas sim como um somatório de intervenções e de fatos ocorridos ao longo de sua história de vida. Sua subjetividade é marcada pelas suas ações, pelos caminhos tomados e principalmente pelo “olhar do outro”, porque é desta forma que o sujeito se constitui.